Circolo Italiano di Atibaia

Circolo Italiano di Atibaia pretende fortalecer cultura italiana

Assembleia de fundação da entidade acontece nesta segunda-feira, 28, às 19h. Qualquer pessoa, mesmo sem ascendência italiana, pode participar da nova entidade

Descendentes de famílias italianas promovem nesta segunda-feira, 28, a partir das 19h, no hotel Gran Roca, a fundação do Circolo Italiano di Atibaia, entidade sem fins lucrativos que pretende fortalecer a cultura da Itália no município. Qualquer pessoa pode participar das atividades do Circolo Italiano de Atibaia, inclusive da diretoria, que será eleita durante a assembléia de fundação.
O Circolo promoverá cursos do idioma, apresentações culturais e discussões sobre a importância da cultura italiana na sociedade atibaiense. A entidade quer ainda aproximar familiares e amantes da cultura e dos costumes italianos.
Em Atibaia, a colônia italiana é uma das maiores do município. Desde a chegada do pioneiro Antonio Fontana, por volta da década de 1830, os italianos ocupam posições de destaque em praticamente todos os setores da economia, como na produção de uvas e frutas de caroço e vinho, no comércio, na indústria e na imprensa, na educação e na cultura. Bisnetos, netos e filhos de italianos ocuparam cargos políticos importantes, como vereadores, prefeitos e deputado. A embaixada da Itália no Brasil estima que 30 milhões de brasileiros tenham descendência italiana.
A fundação do Circolo Italiano di Atibaia acompanha o Momento Itália Brasil (MIB), que até julho de 2012 promoverá uma série de eventos em todo o país. A iniciativa é organizada pela Embaixada da Itália, em parceria com consulados italianos e os institutos italianos de Cultura do Rio de Janeiro e de São Paulo. “Vamos falar de arte, de cultura, de música, de design, de moda, mas também de gastronomia e das festas tradicionais. Em suma: todas as coisas que Itália e Brasil criaram e gostam muito”, define Gherardo La Francesca, embaixador da Itália no Brasil.
A partir da fundação do Circolo, Atibaia poderá receber os eventos do Momento Itália Brasil. De acordo com a organização do MIB, a programação prevê uma série de atividades, divididas em doze categorias, de arte e música à ciência e economia, percorrendo os 27 estados com mostras cinematográficas, seminários, concertos, exposições, festas, feiras, homenagens aos imigrantes e a influência italiana na cultura brasileira.

Evento: Assembleia Geral de Fundação do Circolo Italiano de Atibaia
Local: Hotel Gran Roca – avenida Walter Engrácia de Oliveira, 229
Data: Segunda-feira, 28 de novembro, às 19h 
 
 

Jader Filho(11) 9382-2722

Commenti

Post popolari in questo blog

I giorni della settimana